Derivagens

Derivagens é proposto como grupo de pesquisa centrado na problematização do conceito de imagem e capaz de abrigar diversas pesquisas em arte contemporânea. Formado por grupo de artistas pesquisadores da UERJ e UFRJ, o grupo se caracteriza pela pesquisa teórica de cunho pós-estruturalista, e pelas ramificações diversas de pesquisa audiovisual, fotografia, performance, já que a categoria imagem, em questão, é desconstruída e se percebe tanto como corpo quanto como trânsito. O grupo, assim, tem como objetivo abrigar certa diversidade de pesquisas em torno da imagem no âmbito acadêmico, visando a troca de experiências, a proposição de ações pedagógicas e artísticas e a produção de pesquisa e consequente disseminação no âmbito acadêmico.

Instituições parceiras: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Ações:

Seminário Derivagens do ver: arte contemporânea, política e cosmovisões. De 05/05/2021 a 11/08/2021

Seminário de âmbito nacional, que acontece como disciplina do PPGAV, com conferencistas de diversos campos do saber, que teve o intuito de provocar quebras de epistemes e trazer outras cosmovisões, que incluam também os entre-lugares e devires do pensamento. A cada seminário, os alunos terão a oportunidade de responder com trabalhos prático-poéticos na semana seguinte. A proposta é de estimular, assim, a produção de novas cartografias do sensível e outros modos de pensar, narrar e produzir sentidos.

Palestrantes convidados: Rafael Haddock-Lobo, Bárbara Copque, Mariane Biteti, Babá Adailton Moreira, Clarissa Diniz, Wilton Montenegro, Moacir dos Anjos e Sandra Benites.

Seminário Internacional Derivagens do ver: arte contemporânea, política e cosmovisões. De 06/10/2021 a 26/01/2022

Seminário de âmbito internacional, que acontece como disciplina do PPGAV, com conferencistas de diversos campos do saber, que teve o intuito de provocar quebras de epistemes e trazer outras cosmovisões, que incluam também os entre-lugares e devires do pensamento. A cada seminário, os alunos terão a oportunidade de responder com trabalhos prático-poéticos na semana seguinte. A proposta é de estimular, assim, a produção de novas cartografias do sensível e outros modos de pensar, narrar e produzir sentidos.

Palestrantes convidados: Adilbênia Machado, Bárbara Silva, Georgia Amitrano, Francini Barros, Vinícius Mariano de Carvalho, José Urutau Guajajara, Ileana Selejan, Alexandre Sá.

Será publicado livro com a compilação dos dois seminários em 2022.